• Herbert Tropiano

Segurança em eventos: 5 medidas essenciais para o sucesso!

Atualizado: Mai 8

No momento da organização de um evento, seja ele corporativo ou para o público em geral, é necessário tomar algumas medidas de precaução. A segurança em eventos é a principal delas, afinal de contas, é imprescindível garantir que todos os convidados participem de forma saudável da ação para que ela alcance o sucesso.


Além disso, ela é essencial para evitar que possíveis ocorrências justifiquem o fracasso do evento, o que afeta negativamente os resultados esperados. Dessa forma, é importante que aqueles que trabalham na gestão dessas iniciativas tenham como prioridade deixar o ambiente do evento seguro e confortável para os convidados.


E foi pensando nisso que elaboramos o conteúdo de hoje. Nele, você aprenderá algumas medidas de segurança essenciais para que o seu evento obtenha o sucesso esperado. Confira!


1. Vistoria do local


Antes de realizar o evento, é indispensável fazer uma vistoria completa do espaço escolhido para ele. Verifique se existem extintores de incêndio em lugares estratégicos e se tudo está de acordo com as normas de segurança exigidas.


Analise também se as saídas de emergência estão visíveis e se é fácil se dirigir a elas de qualquer ponto do local. Além disso, não se esqueça de confirmar se as certificações dos bombeiros e da prefeitura estão atualizadas.


2. Gerenciar os riscos


Gerir possíveis riscos significa fazer um levantamento de qualquer adversidade que possa acontecer, a fim de evitá-la ou remediá-la adequadamente.


Os prováveis riscos variam de acordo com o formato do evento, do espaço selecionado e dos próprios convidados; fenômenos naturais, falhas técnicas, falta de acessibilidade e até intoxicações alimentares são alguns empecilhos que devem ser previstos ao máximo.


3. Contratar uma boa equipe de segurança


Da mesma maneira que é importante prever as adversidades, é crucial contar com uma equipe especializada, competente e que esteja sempre de prontidão para lidar com elas.


Assim, a recomendação é que você busque equipes qualificadas de segurança em eventos, compostas por profissionais com boa formação técnica e que se mostrem capazes de solucionar situações críticas.


4. Organizar a logística


Saiba que a segurança de uma iniciativa deve ser supervisionada desde a sua organização até o seu fim. Para isso, alguns protocolos devem ser seguidos para que nada saia do controle, como regras de evacuação adequada ou de proteção para determinadas ocasiões. Tudo deve estar pronto para ser eficientemente executado caso necessário.


5. Garantir a boa comunicação


Para que todos os aspectos do evento funcionem perfeitamente, a comunicação entre os gestores, a equipe e o público deve estar harmonizada e ser transmitida de forma clara.


Portanto, convém utilizar meios necessários para que o diálogo seja eficiente, como traduções ou adaptações de placas e indicadores para aqueles com necessidades especiais.


Garantir a segurança em eventos é fundamental para que ele alcance o sucesso e atinja os resultados esperados. Isso porque qualquer falha, por menor que seja, pode desencadear consequências drásticas, manchar a imagem da empresa ou problemas judiciais. Contudo, basta seguir essas precauções que o seu acontecimento será bem-sucedido.


Gostou deste artigo? Então, mostre para seus seguidores que você está por dentro do assunto e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais.


Estamos presentes em nosso Site, Facebook, Instagram, Linkedin.

Propósito

Soluções

Live Streaming

Parceiros

Cases

Blog da Ampère

Ebooks

Vagas

Seja fornecedor

Política de Privacidade

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • WhatsApp-icone

© 2020 AMPÈRE Todos os direitos reservados