• Herbert Tropiano

Objetivo de um evento: saiba aqui como definir!

Atualizado: Mai 8

Muitas vezes, a realização de um evento é composta de tantas etapas e detalhes que o seu foco acaba se perdendo, certo? Então, para evitar esse tipo de confusão, elaboramos este post para ajudar você a definir claramente o objetivo de um evento.


Essa são dicas simples, mas capazes de manter a sua concentração naquilo que realmente importa! Assim, você poderá organizar todas as etapas do evento, direcionando-o para o público certo e tendo sucesso em sua realização. Afinal, é para isso que você trabalha, não é mesmo?


Ficou interessado? Então, continue lendo para conferir as nossas dicas e não erre nunca mais!


Entenda como se define o objetivo de um evento


Um evento de sucesso é aquele que alcança o seu objetivo, seja ele qual for. Assim, se você quer ser bem-sucedido nessa empreitada, a primeira coisa a fazer é definir o objetivo do seu evento, o que você quer alcançar com ele. Uma técnica interessante para chegar a essa resposta é a da metodologia 5W2H, que propõe sete perguntas objetivas para direcionar o seu foco. São elas:


  1. What (o quê?) — o que o evento vai oferecer;

  2. Who (quem?) — quem está oferecendo a ação;

  3. Why (por quê?) — o motivo de o evento ser realizado;

  4. Where (onde?) — a localização da ação;

  5. When (quando?) — a data do evento;

  6. How (como?) — como ele vai acontecer, que formato terá;

  7. How much (quanto?) — quanto o vai custar.


Com essas respostas, você já tem um bom desenho do objetivo do seu evento e do que precisará deverá desenvolver para ele.


Planeje seus objetivos


Agora, com um objetivo claro e bem definido, faça um planejamento estratégico com as ações que você deve executar antes, durante e depois da ação, para que tudo aconteça da melhor forma possível e o seu público tenha a melhor experiência.


Planeje cada fase daquele 5W2H elencando recursos, serviços, ações e tarefas necessárias. Pense no When, por exemplo — ou seja, onde o evento vai acontecer: esse espaço tem que ser alugado ou reservado? Quanto custará? Se forem vendidos ingressos, quantas pessoas você precisará colocar dentro do evento para ter lucro?


Defina o seu público


A escolha dos objetivos do seu evento tem que estar alinhada ao público-alvo a quem ele se dirige. De nada adianta tentar vender um produto infantil em uma feira cujo perfil de frequentadores é de homens na faixa dos 40 anos, por exemplo. Assim, para não montar uma estratégia errada, defina bem o seu público.


Crie uma persona — personagem fictício que reúne as características mais importantes de um cliente ideal, com maior probabilidade de ir ao seu evento. Para isso, considere:


  1. faixa etária, gênero e renda média;

  2. profissão e escolaridade;

  3. hábitos e interesses;

  4. locais que costuma frequentar;

  5. produtos e serviços que costuma utilizar;

  6. canais que utiliza para se informar (redes sociais, revistas, internet etc.).


A partir desse personagem, será mais fácil imaginar seus hábitos e fazer uma divulgação mais direcionada ao público.


Escolha os canais de divulgação


Bom, você já sabe o que quer fazer, como e para quem fazer. Agora, só falta divulgar o seu evento. Tal qual a análise do seu público, a escolha dos canais de divulgação também tem que ser coerente com tudo o que se planejou até aqui.


Na verdade, tanto esses canais quanto a linguagem devem ser adequados para falar com o seu público. Assim:


  1. divulgue-se em redes sociais para falar com o público em geral;

  2. utilize jornais e revistas segmentados para anunciar para pessoas específicas (senhoras, mulheres que usam maquiagem, pessoas que têm pets etc.);

  3. opte pela distribuição de flyers e panfletos nos locais em que o seu público-alvo frequenta;

  4. use plataformas on-line para vender ingressos.


Enfim, podemos resumir: antes de colocar o seu evento na rua, coloque as ideias sobre ele em um papel, tal qual organizamos aqui. Analise-o, disseque cada item, mensure as possibilidades e gastos, estude o seu público-alvo e, por fim, a melhor maneira de falar com ele. Com essas técnicas, o objetivo de um evento será certamente alcançado, sem confusões ou perdas de tempo!


Então, gostou do nosso post sobre como definir o objetivo de um evento? Agora que já sobre tudo sobre a definição de objetivos, que tal aprender também a convidar um palestrante?


Estamos presentes em nosso Site, Facebook, Instagram, Linkedin.

Propósito

Soluções

Live Streaming

Parceiros

Cases

Blog da Ampère

Ebooks

Vagas

Seja fornecedor

Política de Privacidade

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • WhatsApp-icone

© 2020 AMPÈRE Todos os direitos reservados