• Herbert Tropiano

Veja o que é uma persona e qual sua importância para os eventos!

Atualizado: Mai 7

Ao criar um evento você precisa definir o público-alvo (faixa etária, localização geográfica, classe, sexo e outros), certo? No entanto, se você quer ter muito mais assertividade, é preciso compreender o que é uma persona e como ela contribui para a gestão do seu evento.


Persona é um personagem semifictício que representa o comprador ideal, ou seja, ela é baseada nos seus costumes, tradições, sonhos, medos, anseios, perspectivas e muito mais. Mapear as personas do seu evento é ter a certeza de criar uma comunicação efetiva que atraia, encante e fidelize o seu público.


Vamos aprender mais sobre o assunto? Então venha conosco!


Entenda o que é uma persona


Vamos a um exemplo prático: imagine que você quer criar um workshop sobre alimentação sem glúten para estudantes de nutrição. Portanto, o público-alvo do seu evento são estudantes de nutrição.


No entanto, para ter uma comunicação mais efetiva você precisa estudar mais a fundo o seu público. Veja um exemplo de persona para essa situação:


  1. Natália, 20 anos, estudante de nutrição. Natália tem uma vida muito corrida: costuma se dedicar muito aos estudos na parte da manhã e tarde, e no período da noite pratica academia. Ela é caseira e prefere se dedicar aos estudos a sair para uma balada e está presente no LinkedIn e Instagram.


Quando você estuda a sua persona, consegue identificar os seus objetivos e os seus problemas. A partir disso, você cria soluções que ajudem a melhorar e resolver todas as suas dores.


Saiba qual é a importância de mapear as personas do seu evento


Ao mapear as personas do seu evento, você consegue avaliar quais são as atrações mais importantes e tudo aquilo que é essencial ter no grande dia. Portanto, fica mais fácil e assertivo:


  1. determinar o tipo do evento;

  2. definir melhor as estratégias;

  3. conferir quais são os melhores brindes;

  4. avaliar quais são as melhores atrações;

  5. determinar o valor do ingresso;

  6. definir o tipo de conteúdo para atrair, converter e fidelizar;

  7. determinar a linguagem estratégica;

  8. gerar leads mais qualificados;

  9. acompanhar melhor a jornada de compra;

  10. conferir em quais canais deve ser feita e divulgação, por exemplo; e muito mais!


Aprenda a criar uma persona para o seu evento


Agora que você aprendeu o que é e quais são os benefícios de criar uma persona para o seu evento, vamos conferir como criá-la? Em primeiro lugar, analise o perfil do seu público-alvo e escolha uma pessoa para representar a sua persona. Pense no seguinte:


  1. nome, idade, profissão;

  2. estado civil, se tem filhos;

  3. como é o seu dia a dia;

  4. quais são os seus objetivos;

  5. quais são as redes sociais que está presente;

  6. como costuma consumir informações;

  7. quais são as suas dores;

  8. como a minha empresa pode ajudar a resolver os problemas da minha persona?


Compreender o que é uma persona é fundamental para saber como criar uma para o seu evento. Além disso, as personas ajudam a nortear toda a comunicação estratégica e trazer mais resultados positivos para a sua empresa. Portanto, não hesite em estudar sobre o assunto e mapear as personas do seu evento, está bem?


Nesse post, você aprendeu o que é uma persona e qual a sua importância para os eventos. Você gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e não perder nenhum material importante!


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