• Herbert Tropiano

Novidades para eventos: saiba as tendências desse mercado em 2019

Atualizado: Mai 7

Estar atento às novidades em eventos é uma atitude obrigatória de quem trabalha com esse mercado e tem como missão fazer uma produção de qualidade, organizada e bem-sucedida.


O mercado de eventos se renova a cada ano. Com os avanços tecnológicos, novas soluções são apresentadas aos organizadores e, para manter a vantagem competitiva, é preciso acompanhar essas atualizações.


Para ajudar nessa missão, preparamos um post com as principais tendências do mercado. Continue a leitura e veja que maneira os seus eventos podem surpreender clientes e participantes!


Plataformas de gestão de eventos


tecnologia realmente é o que vem comandando as novidades em eventos. Quando um produtor utiliza uma plataforma de gestão de eventos, ele automatiza tarefas e pode se dedicar à criação de estratégias que proporcionem experiências únicas aos participantes.


Por exemplo, no lugar de conferir um checklist por uma planilha do Excel, ele pode ocupar esse tempo pensando em soluções criativas para atrair a atenção do público. Além disso, as plataformas armazenam esses dados com segurança.


Imagine você que, após uma conferência, um problema no computador não tenha salvo adequadamente as informações inseridas nos seus relatórios. O trabalho terá de ser feito novamente e ainda vai prejudicar o andamento do evento na sua execução.


Além da segurança na coleta de dados essas plataformas ajudam a agilizar processos, como o credenciamento e emissão de certificados, por meio de sistemas integrados.


Controle de acesso dos participantes


Se você ainda utiliza pulseiras e ingressos em papel, saiba que esses recursos estão cada vez mais obsoletos. Hoje, a tendência é o uso das pulseiras RFID. Por meio de um microchip elas captam e reproduzem dados utilizando a radiofrequência para a entrada no evento.


Essa tecnologia potencializa o controle de acesso, permite fazer uma análise do público do evento e ainda cria um banco de dados utilizando informações como nome, idade, região e e-mail. A tecnologia também torna possível a interação entre participantes.


Sistema de pagamento inteligente


O sistema de pagamento inteligente também é uma das grandes novidades em eventos e é possível fazê-los até mesmo pela pulseira RFID. Como o microchip a transforma em uma espécie de smart pulseira, é possível abastecê-la com créditos e efetuar compras apenas aproximando a pulseira do sensor.


Esse recurso é ótimo para eventos com um grande fluxo de pessoas. O tempo de pagamento é muito mais rápido, as filas diminuem, os riscos de perdas e roubos de cartões ou dinheiro também caem e, consequentemente, isso aumenta a satisfação dos participantes.


Também é possível atingir esse objetivo utilizando cartões pré-pagos próprios do evento e comercializá-los com antecedência. Ou seja, os participantes podem abastecê-lo de suas próprias casas, respeitando sua programação financeira.


Marketing experiencial


Fazer com que o público do seu evento tenha uma excelente experiência é uma ótima alternativa para ganhar a confiança do consumidor. Para isso, o marketing experimental está sendo cada vez mais utilizado para atingir esse objetivo.


Sendo assim, promova ações do marketing experimental, que podem ser:


  1. sensoriais;

  2. emocionais;

  3. comportamentais.


Nesse aspecto, o mais importante é avaliar quais são os objetivos do seu evento e criar ações incríveis para impactar o público por meio de uma ótima experiência.


Transmissão ao vivo


As redes sociais são ótimas aliadas quando o assunto é divulgar um evento e conquistar uma repercussão positiva. Por isso, faça transmissões ao vivo com alguns trechos das apresentações, depoimentos dos participantes, as principais novidades em eventos e também as atrações.


Além disso, estimule o público a também fazer transmissões ao vivo sobre o seu evento. Assim, você impacta e alcança ainda mais pessoas, afinal, os seus amigos vão compartilhar, curtir e querer saber mais sobre aquele momento.


Integração e análise de dados


Não podemos deixar de lado a inteligência de dados, que está sendo cada vez mais utilizada no mundo corporativo. No cenário de eventos isso não é diferente. Por isso, uma ótima alternativa é investir em um bom software de Customer Relationship Management (CRM), ou gerenciamento de relacionamento com o cliente.


O software permite coletar dados dos seus participantes para promover análises interessantes. Além disso, como você conhece melhor o público do seu evento (porque coletou essas informações na hora do cadastro), faz com que você crie uma experiência ainda mais personalizada para os seus convidados.


Sem contar que você mensura os resultados do evento com mais facilidade, permitindo avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) de uma maneira simples e rápida.


Realidade virtual e inteligência artificial


Tanto a realidade virtual quanto a inteligência artificial (que já eram tendências nos anos anteriores) continuam sendo ótimas novidades para encantar o público. A notícia boa é que agora elas estão mais acessíveis.


Dessa forma, você pode criar um espaço no seu evento para que o público utilize a inteligência artificial. Assim, ele tem uma experiência inovadora, criativa e única.


Ah! Não se esqueça de investir também na projeção mapeada: ela apresenta diversos cenários, é personalizável e surpreende os seus convidados. Além disso, a criatividade não tem limites, afinal, você pode escolher entre uma apresentação personalizada ou até mesmo um bolo em uma festa!


Certamente, ela também é uma ótima opção para criar uma vivência extraordinária nos seus convidados e ter a certeza de que eles participarão de uma segunda edição.


Automação de processos


Não perca tempo fazendo todo o planejamento do seu evento em planilhas ou de forma manual. Invista na automação dos processos para ajudar em todas as etapas do planejamento. Dessa maneira, você pode:


  1. coletar dados dos participantes;

  2. realizar as inscrições;

  3. receber os pagamentos dos patrocinadores e participantes;

  4. mensurar os resultados do evento;

  5. enviar pesquisa de satisfação de forma automática;

  6. pagar fornecedores;

  7. controlar o checklist;

  8. delegar tarefas e muito mais.


As novidades em eventos surgem com o propósito de oferecer uma boa experiência ao público. Quando a organização adota esses recursos, a tendência é que o entusiasmo se transforme em um feedback positivo e garanta a presença desses indivíduos nas próximas edições.


Você gostou do nosso conteúdo? Esperamos que sim! Agora que você aprendeu as principais novidades em eventos, que tal conferir porque a projeção mapeada é a melhor opção?


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