• Herbert Tropiano

Produção de eventos: descubra os 5 principais erros e como evitar

Atualizado: Mai 8

Quem trabalha com produção de eventos sabe que colocar uma ação na rua pode ser um verdadeiro trabalho de Hércules. Além de lidar com a demanda e aspirações do cliente, é preciso produzir detalhadamente cada fase do evento, estar atento ao planejamento de cada uma delas e fiscalizar mil e uma demandas repassadas.


E, no meio disso tudo, existem alguns erros que podem ser fatais para o sucesso da empreitada. Entre eles, fazer uma má divulgação, recorrer a fornecedores ruins ou escolher um local inadequado para o seu evento.


Se você quer passar longe desses problemas, continue lendo nosso artigo e descubra os 5 principais erros na produção de um evento e como evitá-los.


Como começar o trabalho na produção de eventos?


Como dissemos, o trabalho de um produtor de eventos envolve muitas fases e tem uma solicitação constante de vários segmentos. Então, a primeira dica para evitar qualquer erro futuro é planejar.


Sentar e entender o que o cliente quer, colocar no papel e detalhar como realizar cada etapa da produção do evento é que se torna possível evitar problemas, esquecimentos e enlouquecer.


Quais são e como evitar os principais erros?


1. Não observar o local do evento


Você tem um evento para produzir, já traçou seu perfil e características e agora é hora de definir a locação. O primeiro cuidado é escolher um local que se adéque perfeitamente às demandas do público, da ação e do cliente.


Com isso na cabeça, reserve o espaço escolhido com antecedência para evitar surpresas na data que você deseja.


Faça uma visita técnica para ter certeza que o espaço comporta o seu público e as características do seu evento, ou se precisa de adaptações.


Não esqueça de verificar também o número de banheiros, estacionamento, acessibilidade, sinalização e área coberta, para o caso de chover no dia da ação.


2. Não ter cuidado com os fornecedores


Para trabalhar no seu projeto, só contrate quem você conhece e endossa a qualidade do trabalho. Se não conhecer, procure mais de três referências para ser ter certeza que o fornecedor não vai te deixar na mão, nem fazer passar vergonha com seu cliente e público.


Lembre-se: é o seu nome como produtor do evento que vai ficar marcado para o bem ou para o mal no final do evento.


3. Deixar de observar a ambientação do evento


Elabore uma identidade visual, uma ambientação adequada ao seu evento. Ela deve traduzir perfeitamente o que o cliente quer comunicar ao seu público.


Não copie ideias, não peque por exageros, nem por economia. Saiba onde investir na decoração e onde se conter.


4. Cometer erros na hora de divulgar


Crie também um planejamento de divulgação para o seu evento e datas para que cada fase seja executada. O evento tem venda de ingresso, precisa que isso seja amplamente divulgado? É uma ação com entrada franca, mas número limitado de vagas?


De acordo com cada objetivo, escolha as mídias em que vão divulgá-lo. Não se esqueça de usar a internet como aliada. Crie uma página no Facebook e/ou Instagram.


Verifique cada informação que for divulgar e seja muito correto no que comunicar ao seu público.


5. Evitar demandar as tarefas


O produtor de evento é o grande maestro da ação. É ele quem vai determinar e organizar cada etapa de sua execução. Mas é uma pessoa só. Para ter certeza de que está fazendo bem o seu trabalho, sem enlouquecer ou se estressar, aprenda a demandar tarefas para a sua equipe.


Monte um time de confiança, que vai fazer as coisas exatamente como você pediu ou que vai saber alterar algo caso seja preciso. Multiplicar seus braços é melhor do que fazer tudo sozinho.


Planeje, divulgue, demande tarefas que você não puder ou não deve cumprir, mas lembre-se de fiscalizar o que cada um está fazendo. Afinal, é o nome do produtor que vai assinar o trabalho de toda uma equipe.


Como vimos, a produção de eventos é algo desafiador, cansativo e com muitas etapas. Por isso, é preciso ter cuidado para não cometer erros que podem arruinar toda uma produção.


Se você gostou do artigo sobre os principais erros na produção de eventos, que tal assinar a nossa newsletter para receber conteúdos como este?


Estamos presentes em nosso Site, Facebook, Instagram, Linkedin.

Propósito

Soluções

Live Streaming

Parceiros

Cases

Blog da Ampère

Ebooks

Vagas

Seja fornecedor

Política de Privacidade

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • WhatsApp-icone

© 2020 AMPÈRE Todos os direitos reservados