• Herbert Tropiano

Você sabe o que é geomarketing? Veja como pode ajudar seu evento!

Atualizado: Mai 7

Definir o público de um evento é um dos elementos fundamentais para alcançar bons resultados. Melhor ainda é ter acesso a informações mais personalizadas sobre ele, como sua distribuição geográfica, hábitos de consumo e poder aquisitivo, de modo a elaborar estratégias específicas para seus participantes. Quer saber como isso é possível? Então, você precisa entender o que é geomarketing.


Neste texto, explicaremos o conceito de geomarketing, como ele funciona, quais os benefícios para o seu evento e como implementá-lo. Continue a leitura!


O que é geomarketing?


O geomarketing surge, inicialmente, como uma estratégia das empresas de varejo. Elas consideravam características do público e de uma região para determinar as áreas mais promissoras para a instalação de lojas.


Com a internet e o uso cada vez mais intenso dos smartphones, o conceito se amplia, sendo o geomarketing um conjunto de estratégias de marketing que privilegia a localização do público para otimizar campanhas, de modo que o conteúdo entregue se torne mais relevante e adequado ao perfil do cliente.


Essa segmentação geográfica permite identificar características específicas dos consumidores em determinada região, considerando suas diferenças comportamentais, culturais, religiosas e socioeconômicas. Para isso, ele utiliza o Big Data, um conjunto de informações localizadas nos bancos de dados de diversos servidores e empresas, que podem ser acessados via internet.


Fundamental para a tomada de decisões estratégicas de uma empresa, o geomarketing também garante ações de marketing mais certeiras, o que implica um retorno financeiro mais elevado e a redução de gastos.


Quais os benefícios do geomarketing para o evento?


Os eventos são uma importante estratégia não só para divulgação de produtos como também para fortalecer o relacionamento com clientes. Conhecer seu comprador possibilita não só um melhor planejamento da programação como também uma divulgação mais efetiva e personalizada para alcançar o público desejado pelo evento.


Entre os benefícios do geomarketing em eventos, pode-se destacar:


  1. acesso a dados: o geomarketing oferece a oportunidade de definir, mapear e encontrar aqueles perfis considerados ideais para o seu evento. Isso facilita o planejamento de atividades e de atrações que despertem o interesse desse público e estimulem sua participação;

  2. fortalecimento de laços: conhecendo as preferências dos participantes, é possível proporcionar uma experiência positiva no evento e intensificar a relação entre empresa e cliente;

  3. estimulação do check-in: ao fazer check-in nas redes sociais da empresa ou no evento, o usuário não só divulga sua marca como permite que a organização tenha acesso a dados importantes sobre ele, que podem ser usados em outras estratégias de marketing;

  4. auxílio na divulgação do evento: com os dados geográficos, é possível direcionar as ações de divulgação do evento de modo a alcançar as pessoas dentro do perfil de interesse do seu negócio;

  5. promoção da fidelização:  as redes sociais são uma ótima ferramenta para engajamento e segmentação dos públicos. Usá-las a fim de criar conteúdos sobre o evento e, a partir daí, interagir com o público, respondendo um tweet ou um comentário ou solucionando uma dúvida, por exemplo, é uma ótima estratégia para se relacionar com os clientes e, por fim, fidelizá-los.


Como implementar o geomarketing?


Principalmente por meio das redes sociais é possível criar diferentes estratégias de geomarketing de modo a obter informações sobre o usuário e, também, possibilitar uma divulgação espontânea do seu evento.


Presente nas plataformas de anúncios online, o geotargeting permite direcionar a divulgação do seu evento de acordo com a localidade. Já o geofencing possibilita que o participante receba informações do evento via celular, e-mail ou SMS, conforme sua localização.


Sabendo o que é geomarketing, você pode adotar três estratégias vinculadas às redes sociais para que os participantes atuem como promotores do seu evento! Os check-ins são os mais conhecidos. No entanto, existe também o geotagging, que permite que o usuário marque o local do evento em uma publicação no Facebook ou no Instagram, além dos geofiltros, que possibilitam criar filtros em fotos e vídeos com a identidade visual do seu evento, desde que o usuário forneça sua localização pelo GPS.


E aí, curtiu esse post sobre o que é geomarketing ? Que tal colocar seu novo conhecimento em prática? Para ajudá-lo no planejamento, confira nosso próximo post com várias dicas para você organizar um congresso corporativo!


Estamos presentes em nosso SiteFacebookInstagramLinkedin.

Propósito

Soluções

Live Streaming

Parceiros

Cases

Blog da Ampère

Ebooks

Vagas

Seja fornecedor

Política de Privacidade

© 2020 AMPÈRE Todos os direitos reservados