• Herbert Tropiano

Como divulgar um evento corporativo: conheça 8 estratégias

Atualizado: Mai 8

Uma das principais dúvidas daqueles que querem fazer a sua marca chegar ao maior número de pessoas é saber como divulgar um evento. Afinal, uma boa divulgação é a chave para uma reunião corporativa de sucesso e pode ser a responsável por consolidar uma empresa no mercado.


Isso porque uma ação como essa fortalece a marca e ajuda a motivar os funcionários e colaboradores, pois mostra o seu know-how e a sua capacidade de mobilizar pessoas de determinado nicho.


Nesse sentido, para garantir o sucesso do evento, nada mais justo do que investir em uma divulgação eficiente e direcionada, certo? Então, continue com a leitura e vejas algumas estratégias capazes de fomentar o seu evento corporativo.


Conheça algumas estratégias e aprenda como divulgar um evento


Antes de você escolher as formas de divulgação, é preciso levar alguns fatores em conta, como os valores que poderá gastar e o público que pretende atingir. Tenha sempre em mente que essa etapa faz parte da organização do evento como um todo.


Agora que está ciente desse ponto, confira algumas estratégias que poderá adotar!


1. Crie um roteiro para seguir junto ao plano de marketing


O plano de marketing é essencial não apenas para pensar em como divulgar um evento, mas também para direcionar melhor as suas ações e atingir o público desejado.


Ele representa um conjunto de ações necessárias para alcançar cada um dos objetivos pretendidos e é uma forma de pensar nas estratégias que podem ser realizadas. Nesse sentido, é necessário que o plano contenha um cronograma para que nada saia do seu controle.


Muito mais do que “bombardear” os clientes com detalhes a respeito do evento, é necessário distribuir as divulgações da melhor maneira e calcular como trabalhá-las periodicamente. Dessa forma, tanto para organizar um evento corporativo quanto para anunciá-lo é preciso fazer um planejamento.


2. Marque presença no ambiente virtual


Atualmente, é impossível pensar em como divulgar um evento sem levar em conta o poder de alcance e de disseminação de informação nas redes sociais. Muitas reuniões apenas ganham visibilidade após os compartilhamentos no Facebook, as postagens de fotos no Instagram ou até mesmo os tweets que comentam sobre a expectativa para o grande dia.


Se o objetivo for apresentar produtos e serviços para os clientes, faça uso das redes sociais da melhor maneira possível. Acrescente as postagens ao plano de marketing e invista em conteúdos ricos, cujos assuntos se relacionem ao evento. Também vale a pena impulsionar publicações para alcançar pessoas que ainda não tenham contato com a sua marca.


Além disso, na maioria das vezes, os eventos corporativos são voltados para o público interno. Então, é importante estreitar os laços com os funcionários. Grupos no Facebook ajudam a esclarecer dúvidas, conhecer melhor os colaboradores e alavancar a divulgação. Por isso, crie um grupo para a empresa e faça com que ele seja um eficiente canal de comunicação.


Uma forma de divulgação também muito boa é o e-mail marketing. Com esse mecanismo, sua empresa conseguirá manter um contato direto e mais próximo com o convidado.


Ao enviar os e-mails, você terá a oportunidade de apontar todas as vantagens que a pessoa terá ao participar da reunião, além de poder iniciar a propagação do evento com bastante antecedência.


3. Alcance o público do seu evento


Entender quem é o seu público-alvo é essencial para que a divulgação seja acertada e traga os resultados esperados. De nada adianta um investimento maciço em marketing se ele não for direcionado corretamente.


Para tanto, faça bom uso das experiências anteriores, pois elas podem ajudar a pensar nas pessoas que compareceram e nos interesses de cada uma delas. Além disso, essa estratégia de divulgação serve de inspiração para o evento que será realizado.


Outra ferramenta bastante utilizada é a base de dados dos clientes, o que inclui os produtos ou serviços comprados e os e-mails enviados. Aproveite essas fontes para divulgar por meio de newsletter, a qual potencializa o trabalho de propagação da reunião.


4. Divulgue em PDVs


Uma estratégia eficiente no que diz respeito a como divulgar um evento é a propaganda em pontos de venda. É provável que o cliente que visita esses locais faça parte do nicho de pessoas que comparecerá à reunião. Afinal, quem consome um produto está predisposto a participar de um evento associado a ele.


Caso a sua empresa não tenha um ponto de venda, faça parcerias com marcas que tenham relação com os seus serviços e produtos. Em troca disso, vocês poderão combinar um espaço no evento como forma de patrocínio.


5. Faça ações promocionais


Ação promocional é um mecanismo muito eficaz para divulgação e que é utilizado com frequência pelas empresas. Um ponto de relevância é que essa ferramenta ajuda o organizador a conquistar novos públicos.


Mas para que essa ação seja implementada com sucesso, você precisa pensar como ela será feita, qual promoção pretende realizar, quem é seu público-alvo e — o mais importante — se tem orçamento suficiente para fazer o que deseja.


Lembre-se de que é necessário fazer uma análise diária dos resultados. Caso isso não esteja sendo satisfatório, será preciso fazer algumas alterações.


6. Realize divulgações com depoimentos de participantes


A publicação de comentários e depoimentos dos participantes é uma estratégia que tem sido cada vez mais utilizada. Ela é um excelente mecanismo, pois o feedback de um convidado pode despertar os interesses de outras pessoas. Assim, os futuros partícipes já saberão que naquele evento terá algo que atenderá às suas expectativas.


Portanto, peça para que os convidados deem suas opiniões sobre os acontecimentos. Reúna tudo e publique nas redes sociais ou envie para o e-mail dos públicos que pretende conquistar.


7. Grave vídeos


Investir na produção de pequenos vídeos é uma excelente estratégia de divulgação. Contrate profissionais da área para que eles produzam algo bem legal e que dê aos convidados uma prévia do que vai acontecer.


Se a reunião que realizará não for a primeira edição, os vídeos serão ainda melhores, pois poderão apontar todos os pontos positivos do evento anterior. Poderão mostrar também os bastidores, bem como depoimentos com as experiências que os participantes tiveram.


8. Crie imagens com os participantes


Tenha sempre uma grande quantidade de imagens diferentes para a promoção do seu evento. A diversidade faz com que a divulgação não fique enjoativa. Pense como será chato para o convidado abrir as suas redes sociais e se deparar com as mesmas imagens todos os dias!


Assim, mude o formato, a cor e o design e faça as publicações nos horários que mais atingem o seu público-alvo. É legal também dar uma prévia de algo que vai acontecer, mas cuidado para não estragar as surpresas!


O bom dessas publicações é que o seu próprio convidado poderá ajudar nas divulgações gratuitas. Então, considere a possibilidade de usar essa estratégia.


Esses são apenas alguns mecanismos bem interessantes para que você aprenda como divulgar um evento. Utilizar algumas dessas opções é fundamental para garantir o sucesso da sua reunião. Assim, tenha um bom planejamento, conte com uma equipe que seja bastante engajada, conquiste seu público e faça um evento que vai entrar para a história da sua empresa.


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