• Herbert Tropiano

Conheça o passo a passo de como conseguir um alvará para eventos!

Atualizado: Mai 8

Produzir um evento seguro e de qualidade requer uma série de etapas. Uma delas é solicitar a emissão de uma autorização para que ele aconteça. O alvará para eventos é o documento que garante a segurança na realização de qualquer produção, tanto para os produtores quanto para os participantes de modo geral.


Inspecionar o espaço escolhido e verificar as condutas necessárias para que tudo aconteça sem maiores problemas pode parecer trabalhoso. No post de hoje, mostraremos como o procedimento é mais simples que parece e pode ser realizado pelo próprio organizador. Acompanhe!


Quais são os requisitos para emitir um alvará para eventos?


O alvará para eventos serve para afirmar que a empresa organizadora tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos participantes. Por isso, existe uma série de requisitos a serem cumpridos antes que a liberação seja homologada.


A obrigatoriedade de tais documentos pode ter diversas variações, como formato, quantidade de participantes, atrações, faixa etária. Independente desses fatores, é necessário providenciar:


  1. contrato da empresa escolhida para fazer a segurança do evento, com o plano de ação, número de seguranças e demais medidas pertinentes à equipe;

  2. contrato de locação do local em que o evento será realizado;

  3. termo de responsabilidade assinado;

  4. laudo técnico de segurança;

  5. cópia do comunicado feito à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros da cidade, informando o formato, o local e a estimativa de público.


As autoridades do último item são as mais indicadas para informar a quantidade de seguranças que devem ser contratados e avaliar a segurança do espaço escolhido para a realização.


O solicitante também precisa levar documentos pessoais. O RG, CPF, e comprovante de residência devem estar sempre em mãos no momento de dar entrada a esse tipo de liberação.


Que instituições procurar para possibilitar a emissão?


Quem precisa emitir esse tipo de alvará deve procurar a prefeitura da cidade em que o evento será realizado. Caso haja algum órgão responsável por esses processos, o solicitante será devidamente encaminhado.


Com quanto tempo de antecedência devo fazer isso?


O alvará para eventos não é um documento que fica pronto automaticamente. Sendo assim, é necessário que o processo seja iniciado com o máximo de antecedência possível.


Geralmente, o prazo para emissão é de 30 dias úteis para as ocasiões de grande porte e 15 para os eventos menores. Para se precaver de possíveis imprevistos ou garantir tempo hábil para fazer as modificações necessárias, o ideal é dar entrada com no mínimo 40 dias úteis antes do acontecimento.


Por que eu devo me informar sobre a cidade?


Cada região tem uma dinâmica própria no que diz respeito à realização de eventos. Prazos, documentos solicitados e órgãos responsáveis pela emissão podem sofrer alterações. Informe-se com antecedência a respeito do órgão responsável na prefeitura da cidade escolhida.


Infelizmente, muitos produtores deixam de solicitar a autorização por acharem o processo muito trabalhoso e para economizar, esquecendo que o sucesso de um evento depende do bem-estar do público, além de uma estrutura segura e de qualidade.


Emitir o alvará para eventos evita o acontecimento de desastres, garante a segurança e ainda impede que a justiça cancele toda a produção, o que prejudicaria seu nome perante fornecedores e participantes.


Nosso artigo foi útil para você? Deseja saber mais sobre produção e organização de eventos? Então assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!


Estamos presentes em nosso Site, Facebook, Instagram, Linkedin.

Propósito

Soluções

Live Streaming

Parceiros

Cases

Blog da Ampère

Ebooks

Vagas

Seja fornecedor

Política de Privacidade

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • WhatsApp-icone

© 2020 AMPÈRE Todos os direitos reservados