• Herbert Tropiano

Fique Por Dentro De 4 Tipos De Eventos Online

Atualmente, o mundo está imerso em lives e transmissões ao vivo! Em tempos de isolamento social, essas alternativas acabam sendo mais eficaz e precisa para nos aproximarmos.


Esse momento não poderia ser mais oportuno para tirar aquele projeto de digitalização da sua empresa do papel. Mais do que nunca, agora é preciso manter seu cliente engajado e com uma lembrança positiva da sua marca.


Os eventos continuam sendo técnicas eficazes de engajamento, ainda mais agora que as pessoas estão dentro de casa.


Vale lembrar que um evento produzido online é diferente de uma live onde o apresentador está sentado atrás de um computador.


O formato online é um grande propulsor que ajuda a expandir o alcance da sua marca e/ou evento. Isso ocorre pois ele conecta milhares de pessoas de diferentes localizações em tempo real. Há diversas vantagens de produzir um evento online, dentre elas estão:


  1. Redução de custo - Caso não precise alugar um espaço. Sem contar com a economia de estrutura, credenciamento, segurança, viagens e fornecedores.

  2. Grande alcance - Poder se conectar em tempo real com qualquer pessoa com acesso a internet, independente da sua localização.

  3. Interação e Engajamento - Poder interagir, tirar dúvidas e gerar valor no decorrer do evento online

Mas vale ressaltar que a principal diferença entre produzir uma transmissão sozinho em casa  e contratar uma empresa especializada para produzi-lá é a estrutura.


Existe muita divergência entre apresentar uma live com um celular apoiado e apresentar uma live com toda uma estrutura. Por exemplo: o cenário, a iluminação, microfones, câmeras de qualidade e um diretor de corte em tempo real.


Lembrando que há uma diferença na espera de qualidade do público de uma empresa em comparação a uma pessoa física, pois o esperado da empresa é sempre qualidade, formalidade e autoridade.


Segue abaixo algumas dicas de como fazer para produzir um evento online de qualidade. Caso precise de auxílio ou tenha uma dúvida mais específica entre em contato com um de nossos consultores.


1. Cursos e Workshops


Diversas empresas e instituições de ensino que ministram cursos presenciais ainda não possuem estrutura completa para migrar para a plataforma online.  A ideia de migrar aula presencial para a plataforma online precisa ser concisa, para que não haja perca de qualidade.


É preciso entregar o conteúdo de forma criativa e interagir com os participantes, mesmo que não seja de forma presencial. Deve-se responder dúvidas e propor desafios em tempo real, bem como, exercícios.


Cursos e workshops online oferecem mais flexibilidade e comodidade aos participantes, já que eles podem assistir às aulas onde e como quiserem. Além disso, também garantem vantagens para o organizador, já que ele não depende de uma grande infraestrutura física para acontecer.


É importante ressaltar que, ao montar o seu curso e workshop, o aluno pode perder o foco e se distrair facilmente, por não ser presencial. Por isso, pense em maneiras e formatos criativos para transmitir seu conteúdo. Uma dica importante é ministrar a aula em pé e desenhar no quadro.


2. Seminários


Assim como os cursos e workshops, os seminários são eventos de caráter educacional e com intuito de agregar conhecimento, expondo e debatendo ideias sobre um determinado tema.


O mais importante nos seminários são as palestras, porém é necessário pensar em palestrantes, temas e elaborar maneiras de atrair o público e prender sua atenção. 


Para isso, é preciso encontrar uma ferramenta que comporte o seu evento online, assim como um moderador para organizar o debate. A organização deve ser precisa para que o palestrante faça a sua apresentação e ofereça um espaço para perguntas e discussões. 


Nesse tipo de evento um diretor de cortes e um moderador, assim como cenário chamativo, fazem toda diferença.


3. Conferências e Palestras


Depois de entender que o alcance gerado pela internet era maior e gerava mais interesse nas pessoas verem pessoalmente, boa parte dos palestrantes disponibilizam algumas de suas palestras gravadas com objetivo de atrair mais público e ganhar maior visibilidade.


Assim como os seminários, na organização de uma palestra e conferência é necessário pensar nos palestrantes, na programação e no conteúdo das apresentações. A diferença é que nesse formato de evento, você oferece a possibilidade das pessoas participarem remotamente.


Organize a programação de forma que todos os palestrantes saibam quanto tempo tem pra falar, deixando os 10 min finais para perguntas. Roteirize a apresentação e a ordem dos temas apresentados  e conte com uma equipe de apoio evitando imprevistos indesejáveis.


4. Meetups


Os meetups são encontros presenciais realizados com o objetivo de estimular o networking. E essa troca de conhecimento entre os profissionais de uma determinada área também pode ser migrada para a plataforma online.


Sua vantagem ainda continua sendo a praticidade de se comunicar a distância em tempo real. Um exemplo seria um meetup na área da saúde, no qual os profissionais precisam manter isolamento total por estarem mais vulneráveis a contaminação.


Usando ferramentas de streaming para reunir os participantes, as pessoas podem continuar se encontrando, desenvolvendo ideias e fortalecendo as comunidades de trabalho, mesmo que à distância, além de ser uma oportunidade de atrair participantes de diversos locais do país.


Vale lembrar que ter um profissional especializado por trás de um evento, seja ele de grande ou menor porte, evita que você tenha "dor-de-cabeça" ao ter que lidar com imprevistos e te ajuda a entregar o evento com a qualidade esperada.


Nós da Ampère somos especializados em inteligência de eventos, temos vasta experiência na área de eventos e estrutura para a migração online. Estamos prontos para te ajudar indicando os serviços mais adequados à sua demanda e objetivos. Entre em contato conosco!

14 visualizações

Propósito

Soluções

Live Streaming

Parceiros

Cases

Blog da Ampère

Ebooks

Vagas

Seja fornecedor

Política de Privacidade

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • WhatsApp-icone

© 2020 AMPÈRE Todos os direitos reservados